Escolha uma Página

Comunicado de imprensa da Organização dos Estados Americanos (OEA): 13 de junho de 2024

A Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) junta-se ao apelo internacional para mobilizar recursos para construir estradas mais seguras e melhorar as estradas existentes para garantir a segurança dos povos das Américas.

Especificamente, a OEA está incentivando compromissos ambiciosos e focados na ação que podem ser compartilhados pelos Ministros dos Transportes e da Saúde na próxima 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança Rodoviária, a ser organizada pela OMS e pelo Governo Marroquino em fevereiro de 2025, para cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3.6. : “Até 2030, reduzir para metade o número global de mortes e ferimentos causados por acidentes de viação.”

O traumatismo rodoviário é a maior causa de morte de jovens entre os 5 e os 24 anos de idade. Estima-se que 143.000 pessoas morrem e mais de 9.000.000 sofrem lesões que mudam a vida em acidentes rodoviários nas Américas todos os anos, com um custo anual estimado para a economia da região de $1,4 biliões ou 4,7% do PIB anual.

Reconhecendo a urgência de atingir a meta de um padrão global de 3 estrelas ou melhor para todos os usuários das estradas até 2030, gerando um retorno de investimento estimado de $8 para cada $1 investido em infraestrutura rodoviária, a Secretaria-Geral da OEA incentiva a mobilização de forças nacionais, internacionais, banco de desenvolvimento e financiamento baseado em resultados do sector privado. As estradas de 3 estrelas incluem calçadas, boa superfície da estrada, iluminação pública e uma ampla linha central que separa os veículos que se aproximam, entre outros elementos.

Além disso, a OEA apela a investimentos direcionados na segurança rodoviária que apoiem a segurança destes cidadãos mais vulneráveis e valiosos, para garantir que as crianças possam viajar de e para a escola com segurança todos os dias, e que a mobilidade ativa apoie a transição para uma mobilidade segura e sustentável de 3 estrelas ou melhor. para todos.

Para atingir esses objetivos, a OEA apoia parcerias com agências de desenvolvimento, doadores e atores da sociedade civil, incluindo a Aliança Global de ONGs para Segurança Rodoviária, Fundação FIA, iRAP, Fundação Aleatica para Segurança Rodoviária, LatinNCAP, Parceria Global para Segurança Rodoviária, UNICEF e entidades relacionadas. que pode ajudar a mobilizar ações em todas as áreas prioritárias de investimento em sistemas seguros que salvarão vidas.

Referência: E-037/24

Print Friendly, PDF & Email

O International Road Assessment Programme (iRAP) é uma instituição de caridade registrada com status consultivo do ECOSOC da ONU.
O iRAP está registrado na Inglaterra e País de Gales sob o número de empresa 05476000
Caridade número 1140357

Sede registrada: 60 Trafalgar Square, Londres, WC2N 5DS
ENTRE EM CONTATO │ Europa │ África │ Pacífico Asiático │ América Latina e Caribe │ América do Norte

pt_BRPortuguês do Brasil

Compartilhe este post com seus amigos!